quarta-feira, 20 de junho de 2018

Mormons e Testemunhas de Jeová são a mesma coisa???

Alguns não sabem dizer se mormons (SUDs) e Testemunhas de Jeová são parte da mesma organização religiosa ou não, tentaremos deixado mais claro aqui nesta postagem.
A confusão deve ter como principal questão o ensino religioso que é realizado nas ruas pelas duas denominações, que tem como habito ensinar de porta em porta, geralmente realizado por uma dupla de pessoas. Mas tirando esse fato, e também o de ambas as religiões serem cristãs, existem mais diferenças do que igualdades entre as duas. Vamos analisar algumas dessas diferenças:


  1 - Nossos irmãos TJs, creem que o Jeová do velho testamento é Deus O Pai, enquanto nós mórmons cremos que na verdade Jeová do velho testamento é Cristo o filho. Paulo testifica isso quando diz Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar.Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar.Todos comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo.1 Coríntios 10:1-4). Também não podemos esquecer que João também testifica que tudo foi feito por meio de Cristo (No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.Ela estava com Deus no princípio.Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.João 1:1-3) e quando é dito todas as coisas, devemos entender que é tudo relativo ao reino de Deus ao homem, incluindo a obra do velho testamento.

2 - Sobre Cristo, os testemunhas de Jeová creem que Ele é Nosso Salvador e filho de Deus, mas não creem que Ele seja uma Deidade, a assim não crendo em Cristo como sendo um Deus, não creem também na santíssima trindade. Ao contrário disso, cremos em Jesus como um de nossos 3 deuses (sejam:-Deus, Jesus Cristo, Espirito Santo), e sobre a divindade de Cristo, veja o que relatou João (Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se".
Disseram-lhe os judeus: "Você ainda não tem cinqüenta anos, e viu Abraão? "
Respondeu Jesus: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! " João 8:56-58), após ler isso, talvez não fique claro para alguns que o próprio Cristo relatou sua divindade, mas se estudar um pouco mais a fundo, verá que o titulo  "EU SOU", só é designado nas escrituras se referindo a Deus, como se pode verificar em Êxodo 3:13-16 , Isa 43:11 e Isa 45:21. E sendo assim, além de crermos ser Cristo um Deus, assim como Eloim, também cremos ser o Espirito Santo um Deus , o qual faz parte da santíssima trindade, como é relatado em 1JoãoHá três que dão testemunho:o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. 1 João 5:7,8 ), e fica claro nessa escritura, que tanto o filho, quanto o Espirito Santo possuem um testemunho tão aceito quanto ao testemunho de Deus o pai, isso não testifica da deidade dos outros dois???

3 - Com relação ao céu, os TJs creem que é o lugar onde habitam Deus (Jeová para eles), Jesus Cristo e os anjos fieis , e que após a ressurreição de uma pequena quantidade de pessoas justas (nesse caso 144000, numero que tiraram da citação de apocalipse de que 12000 de cada tribo será escolhida), essas irão também habitar. As crenças mórmons sobre o céu é bem diferente, e já estudamos sobre esse assunto neste blog, sendo assim basta acessar   link https://mormonsemitos.blogspot.com/2015/05/o-que-e-e-onde-fica-o-reino-celestial.html    , para relembrar essa crença mórmon, e saber sobre essas diferenças.

4 - Na Morte os TJs creem que ela é o fim para os mortais, ou seja, eles creem que os mortais deixam de existir, até que haja uma ressurreição. Nós mórmons cremos que tanto os mortos não deixam de existir, ou ficam num sono longo ate a ressurreição, que o próprio Cristo de acordo com Pedro foi ministrar entre eles como podemos ver na seguinte escritura (Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,1 Pedro 3:18-20). Também não podemos esquecer o que o próprio Cristo disse ao se pronunciar respondendo o pedido do ladrão que com Ele estava sendo Crucificado, que é : (Então ele disse: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino".Jesus lhe respondeu: "Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso". Lucas 23:42,43). Não ficaria meio estranho Cristo prometer isso a alguém que deixaria de existir??? Seria no minimo ilógico...

     Bem, creio que resumidamente essas são as maiores diferenças entre as duas religiões. Espero que tenha ficado claro, caso não tenha, deixe sua duvida, e tentaremos ajudá-lo.


7 comentários:

  1. Interessante! Só um detalhe: No final você falou isso sobre Lucas 23:42,43: "Não ficaria meio estranho Cristo prometer isso a alguém que deixaria de existir??? Seria no minimo ilógico..." Na verdade as Testemunhas de Jeová entendem esse texto como se referindo a ressurreição no futuro. Como o texto original é em grego coiné e não havia pontuação, elas entendem que a vírgula (ou dois pontos :)deveria ser colocada depois da palavra "hoje". Dessa forma elas entendem que Jesus fez uma promessa para o futuro. Entendem assim também os Adventistas do 7º Dia. É como se Jesus estivesse dizendo: "Em verdade eu te digo hoje: Estarás comigo no paraíso." Esse texto é bem discutido por vários grupos.

    Outra coisa: O texto de 1 João 5:7,8 está de forma diferente em manuscritos mais antigos. Neles não tem essa parte do verso 7: "Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um." Ele se trata, dizem, de um acréscimo posterior. Ele fala nos manuscritos anteriores. Claro, nenhum desses pontos que abordei contradiz necessariamente as crença da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vai que os manuscritos mais antigos eram defeituosos e por isso só encontraram muito depois. Ou os novos é que são cópias dos defeituoso. Não tem como saber. Em todo caso, gosto da visão de vocês sobre a vida. Não tenho religião, mas acredito em Deus. Abraços e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Sobre 1 João 5:7,8 eu errei. Eu disse: "Ele fala nos manuscritos anteriores" Eu quis dizer: " Ele FALTA nos..

    ResponderExcluir
  3. Um coisa que esqueci sobre as Testemunhas de Jeová. Não estou ofendendo ninguém. Só pra deixar claro. :-) : Não é que a pessoa quando morre deixa de existir e pronto. Bem, deixa de existir mesmo, mas tem um detalhe que faltou: Quando a pessoa morre fiel a Deus, ela fica na memória Dele aguardando a ressurreição. Não fica em nenhum lugar espiritual, exceto os 144 mil. Os que morreram de forma infiel a Deus serão eliminados na morte. Esses sim deixam de existir. No caso do homem na cruz, ao lado de Jesus, segundo a crença das Testemunhas de Jeová, ele está na memória de Deus aguardando voltar a vida no novo mundo na terra. A contagem dos 144 mil, segundo elas, começou no ano 33 no pentecostes e era até mais ou menos por volta da década de 1930 que tinha acabado essa contagem. Só que desde então o número de pessoas que se dizem fazer parte dos 144 mil tem aumentado demais. Hoje dizem que não se sabe quando essa contagem irá acabar. Eles não recebem revelaçao de Deus, mas mesmo assim mudam de tempos em tempos algumas crenças secundárias e partes de crenças centrais. É uma crença deles. Isso já fez com que muitos deixassem a religião. É estranha, eu sei, mas é só uma curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. Deixeis de tantas discussões e focais nos mandamentos do filho do homem - JJS

    ResponderExcluir
  5. Vocês são todos uns pobres de espírito o vrdadeiro Deus é o Dinheiro é esse que move tudo acordem para a realidade..Comam, bebam e desfrutem a vida

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Como Testemunha de Jeová, eu vi que o autor tem um conhecimento um tanto quanto ralo de nós. Mas, de qualquer jeito, nós nos respeitamos muito. Eu já conversei com uns mórmons na rua e lhes perguntei sobre suas crenças, e eles foram muito simpáticos comigo. Me disseram algumas coisas sobre os antigos povos pré-colombianos e da ação divina que já prevalecia no Novo Mundo. Mesmo que não concorde com todas essas informações, vi que são pessoas que estudam bastante. Bem, cada um segue o que tiver em seu coração até a verdade ser mostrada de forma definitiva a todos.

    ResponderExcluir