quarta-feira, 21 de março de 2012

Os mórmons são protestantes?

  Muitos perguntam aos mórmons, se eles são evangélicos, ou ainda protestantes, ou crentes, etc.  O que podemos entender, é que se for usado o termo evangélico, por se basear em acreditar nos evangelhos, sim os mórmons são evangélicos, se disserem que os mórmons são crentes, unica e exclusivamente por crerem em algo, sim, então podemos dizer que os mórmons são crentes, agora se qualquer um desses titulos for usado como base em uma formação protestante, então preciso é dizer que não, os mórmons nesse ponto de vista não são protestantes, ou evangélicos, ou crentes, etc...  Alguém pode vir a perguntar, como assim não são protestantes, pois só pode existir dois lados, ou seja, os protestantes (pentecostais, evangélicos, presbiterianos, etc), ou os católicos!!!  Na verdade não é bem assim, pois a igreja de Jesus Cristo dos últimos dias, não se originou de um desejo louco de combater o catolicismo, mas também não se originou do desejo de seguir o catolicismo de uma maneira diferenciada do que se vivia na época.  Então como é que o mormonismo de originou?  Bem, para àqueles que conhecem um pouco da história do mormonismo, sabe que a religião se originou não de um ato de protesto contra o que quer que seja, mas sim por um desejo real e sincero de saber como agir verdadeiramente de acordo com a vontade de Deus. Vejamos a escritura a seguir:   "  Durante esses dias de grande alvoroço, minha mente foi levada a sérias reflexões e grande inquietação; mas embora meus sentimentos fossem profundos e muitas vezes pungentes, ainda assim me conservei afastado de todos esses grupos, embora assistisse a suas diversas reuniões tão freqüentemente quanto a ocasião me permitisse. Com o correr do tempo, inclinei-me um tanto para a seita metodista e senti algum desejo de unir-me a eles; mas tão grandes eram a confusão e a contenda entre as diferentes denominações, que para alguém jovem como eu, tão inexperiente em relação aos homens e às coisas, era impossível chegar a qualquer conclusão definitiva acerca de quem estava certo e de quem estava errado. Minha mente, às vezes, alvoroçava-se bastante, tão grandes e incessantes eram o clamor e o tumulto. Os presbiterianos eram decididamente contra os batistas e os metodistas, e valiam-se de toda a força, tanto da razão como de sofismas, para provar os erros deles, ou pelo menos fazer o povo acreditar que eles estavam errados. Por outro lado, os batistas e os metodistas eram igualmente zelosos no esforço de estabelecer suas próprias doutrinas e refutar todas as outras. Em meio a essa guerra de palavras e divergência de opiniões, muitas vezes disse a mim mesmo: Que deve ser feito? Quem, dentre todos esses grupos está certo, ou estão todos igualmente errados? Se algum deles é correto, qual é, e como poderei sabê-lo?  Em meio à inquietação extrema causada pelas controvérsias desses grupos de religiosos, li um dia na Epístola de Tiago, primeiro capítulo, versículo cinco, o seguinte: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.  Jamais uma passagem de escritura penetrou com mais poder no coração de um homem do que essa, naquele momento, no meu. Pareceu entrar com grande força em cada fibra de meu coração. Refleti repetidamente sobre ela, tendo consciência de que se alguém necessitava da sabedoria de Deus, era eu, pois eu não sabia como agir e, a menos que conseguisse obter mais sabedoria do que a que tinha então, nunca saberia; pois os religiosos das diferentes seitas interpretavam as mesmas passagens de escritura de maneira tão diferente, que destruíam toda a confiança na solução do problema através de uma consulta à Biblia  (JS-Hist 1: 8-12) "   Não falaremos aqui de o fato relatado anteriormente ser real ou não (este blog trata apenas de demonstrar os princípios e bases doutrinárias mórmons, e não tem pretensão de converter ou de debater qual fé esta correta...), tratemos apenas de verificar, que o relato de Joseph Smith, explicar quais eram suas pretensões, e que aqui mostram claramente, de ser unica e exclusivamente a de saber com real intenção de coração, o que deveria fazer, ou que atitude tomar, para seguir a Deus da maneira correta, e que em momento nenhum mostrou o desejo de se fazer um líder religioso, ou se fazer grande a vista de algum povo em especial...   Agora mudemos um pouco o foco, pensem nisto, se o catolicismo estiver correto, então os que protestaram contra essa religião vão estar errados, agora se o catolicismo estiver errado, então como pode uma outra religião se originar dela (os protestantes) sem também continuar a cometer erros? Pois como pode, um ramo dissidente desta religião conter a verdade se não possui base para isso, visto que sua formação se baseou em pontos de vista contrários ao que julgam ser certo? Talvez seja por isso que existe inumeráveis religiões cristãs hoje em dia, todas foram criadas partindo do principio, de que de onde saíram algum erro estava sendo cometido.   Sendo assim, no final das contas só podem haver dois caminhos a se escolher, o mormonismo e sua pregação da restauração de todas as coisas, ou o catolicismo e sua afirmação da continuidade de poder desde a época de Cristo, pois todas as outras religiões, infelizmente são meros arremedos de um povo dissidente do catolicismo, que se baseiam nas leis católicas, para simplesmente viver o mais inverso possível disto...

29 comentários:

  1. "Agora mudemos um pouco o foco, pensem nisto, se o catolicismo estiver correto, então os que protestaram contra essa religião vão estar errados, agora se o catolicismo estiver errado, então como pode uma outra religião se originar dela (os protestantes) sem também continuar a cometer erros?" Da mesma forma que o Joseph Smith viu que havia erros na fé protestante, o protestantismo também viu no catolicismo de modo que muita coisa que se acredita na fé católica não vale para a protestante,sem falar que não podemos tirar conclusões precipitadas sobre qualquer fé generalizando todas pelos atos de algumas, sem mencionar que não somos Deus para dizer quem está certo ou errado. Fora que nem sabemos se foi Deus mesmo que falou com Joseph. E se for ver deste lado, o mormonismo tb veio do catolicismo, já que veio do protestantismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dayana pela participação, fico realmente feliz em ter recebido sua visita em meu blog.
      Talvez não ficou claro o suficiente os argumentos aqui ditos por mim, pois na verdade, o que eu queria explicar era o seguinte: - Existe um discussão entre católicos e protestantes muito grande, com relação a quem teria a doutrina correta, na verdade as duas parte se colocaram em posições antagônicas. O que foi dito a respeito dos protestantes, e talvez Martinho Lutero seja a expressão mais clara deste movimento, é que a fé destas denominações começaram baseadas em ensinamentos católicos modificados para o que o reformador julgava ser mais correto, logo a base do conhecimento, ainda que antagônico dos protestantes seria o catolicismo, sendo assim, nos pontos em que a igreja católica estiver correta, os protestantes estarão em grande parte errados, por terem tomado o rumo oposto, mas como todo movimento tirado de um outro, alguma coisa acaba sendo conservada, sendo assim, algumas coisas também seriam certas para os protestantes, em contra-partida, nos pontos em que a igreja católica estiver errada, corre-se o risco dos protestantes estarem certos, mas infelizmente, algo foi levado do catolicismo sem alterações, e os mesmos podem estar errados também, sendo assim, é muito difícil que o protestantismo seja a maneira certa de adorar a Deus, isso porque foi baseado no norte de outra crença para criar as suas, e não em revelação de Deus...
      No que diz respeito a fé mórmon, é diferente, pois ela não saiu como vc disse do protestantismo, a única coisa que realmente aconteceu, é que Joseph Smith procurou a verdade em várias religiões diferentes, mas não acrescentou seus ensinamentos na igreja de Jesus Cristo, pelo contrário, recebeu ordens através das visões celestiais de que não deveria frequentar nenhuma delas, pois a verdade não mais estava na Terra, e que em próximas visitas ele receberia instruções para restabelecer a igreja de Deus de novo. Sendo assim, de acordo com as crenças mórmons, a igreja foi baseada e restaurada somente por meio de revelações celestiais, não sofrendo assim a influência ou julgamentos humanos.
      Espero ter ficado mais clara a minha resposta, e mais uma vez muito obrigado.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Simplesmente ACREDITO e provo dentro da Biblia q tdas são erradas, Jesus não deu nome de igreja a nenhum templo físico, a igreja q Jesus deixou e um templo espiritual.....está bem claro em atos dos apóstolos 17:24, o ser humano desperdiça muito tempo brigando por igrejas e placas tentando acertar qual a verdadeira e qual a falsa, esquecem q na Biblia existem passagem principalmente no livro de Mateus q diz q os apóstolos elogiavam o templo e Jesus falou que ia haver tempos q não ia restar pedra sobre pedra q não fosse derrubada, também fala q Jesus destruía os templos pq o povo dizia q era casa de Deus e compravam e vendiam dentro dele, também fala q quando Jesus morreu o vel do templo s rasgou, então está mais q claro q a igreja de Cristo e o ser humano, nosso corpo e o templo sagrado e esse tem q ser lavado e remido pelo sangue do cordeiro e não a casa de alvenaria q muitos defendem......acorda povo de Deus Jesus está voltando, as igrejas de tijolos vão ficar e serão derrubadas, nos que somos templo sagrado e temos q nos santificar....amém?

      Excluir
    4. Olá Josy Oliveira, obrigado por sua participação .

      Infelizmente suas interpretações das escrituras são errôneas como a da maioria das pessoas.
      Veja por exemplo quando vc diz que o antigo templo não é a casa do Senhor, e que lá era utilizado para compras e vendas. Precisamos lembrar, que nas escrituras é mostrado diversas vezes que o Salvador fazia questão de estar presente nele nas datas mais importantes, e que ele próprio fez questão de expulsar aqueles que denegriam a imagem do templo transformando-o em um mercado.
      Veja por exemplo em Hebreus 10:25 23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
      24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
      25 Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
      Concordo com vc quando disse que as placas de igreja não irão salvar ou ajudar ninguém , pois realmente são inanimadas e sem poder, pois o que realmente é importante são os ensinamentos e ordenanças que dentro delas são realizadas, inclusive o fato de ser um local aceito por Deus para reunião de seus filhos e seguidores onde os mesmos podem juntos aprender sobre os caminhos de Deus e trocarem experiências a respeito de suas lutas para trilharem os caminhos de Cristo.
      Espero ter ajudado a iluminar sua mente...

      Excluir
    5. muito bem esclarecido esta é a mais pura verdade os templos são muito importantes para a reunião de um povo em suas adorações e o a apostolo Paulo fundou muitas igrejas e sempre escrevia para saber como elas estavam indo e instruiu a Tito a fazer o mesmo Jesus Cristo é essencial mas os templos são fundamentais ( de fundação , alicerce ) fundamentais para que as pessoas possam ter onde ir e adorarem juntos numa só fé e um só pensamento isto sim é oque nos faz sermos mais felizes com Cristo e com os nosso semelhantes grande abraço

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana.

      Os comentários excluidos são daqueles que o fazem anonimamente. Sempre que fizerem um comentário e se identificarem com login, ou link, seu comentário será mantido.
      Inclusive seu comentário também será removido, pois vc apesar de citar aqui o nome de Luana Costa, se logou como anonima, e como não temos como saber se realmente Luana Costa é um nome real, nós não o manteremos...
      Obrigado.

      Excluir
  6. gente, fazer oque joseph fez é o correto. perguntem a deus e sejam feliz.sou mormon e eu sei.

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana.

    Os mórmons se consideram cristãos. E vc pode se perguntar qual a diferença dos outros títulos que foram mencionados aqui neste post... Bem , os protestantes levam este nome por terem se rebelado contra o catolicismo, por não aceitarem seus dogmas e métodos de fé, e assim resolveram traduzirem as escrituras para uma língua mais popular, e deixar com que todos tivessem acesso, que lessem, e tirassem suas próprias conclusões, o que fez com que a partir daí surgissem várias religiões, cada uma baseada em um ponto do evangelho específico ( batismo, métodos, presbíteros, etc). Quanto ao catolicismo, este foi baseado em um concílio(conselho) que foi realizado por um monarca que mesmo sem ser um seguidor real de Cristo resolveu realiza lo para sanar as divergências entre as diversas facções cristãs da época, com a finalidade de unifica las e se tornar o líder dessa nova religião unificada e exponencialmente crescente. Quanto ao mormonismo, ela foi restaurada por uma dúvida no coração de um jovem, que não desejava se revoltar contra qualquer religião , ou tomar o poder, e que a partir de uma pergunta sincera recebeu uma revelação dos céus do próprio Cristo dizendo como deveria ser a verdadeira religião cristã. É por isso que os mesmos se chamam cristãos, pois fazem com toda a certeza a vontade de Cristo concernente ao seus caminhos. E não lutam por poder, ou contra este poder, por mais sinceras que sejam essas intenções...

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua explicação sobre as doutrinas e ensinamentos SUD's. Sou mórmon, e gostei da sua forma quase totalmente imparcial sobre esse tema. É uma ótima fonte de pesquisa para novos membros, ou pessoas que querem conhecer a igreja. Muito obrigado, foi um ótimo trabalho. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua explicação sobre as doutrinas e ensinamentos SUD's. Sou mórmon, e gostei da sua forma quase totalmente imparcial sobre esse tema. É uma ótima fonte de pesquisa para novos membros, ou pessoas que querem conhecer a igreja. Muito obrigado, foi um ótimo trabalho. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado irmão Iago e seja bem vindo ao Blog. Solicito que ajude a divulgá-lo, principalmente aos pesquisadores e amigos não membros, mas também para membros novos e aqueles membros que ainda possuem alguma duvida sobre as doutrinas da igreja de Cristo.

      Excluir
  10. Hoje recebi a visita de dois missionários em minha casa. Sou evangélica(Assembleia de Deus), porém, gosto de pesquisar sobre outras religiões.

    ResponderExcluir
  11. Hoje recebi a visita de dois missionários em minha casa. Sou evangélica(Assembleia de Deus), porém, gosto de pesquisar sobre outras religiões.

    ResponderExcluir
  12. Os mórmons afirmam:
    a) Que Deus é homem como nós. Ele foi o que nós somos e nós seremos como Ele é.
    b) Que nosso Deus e Pai é Adão, que também foi polígamo.
    c) Que Deus não é espírito, pois tem corpo de carne e osso, como qualquer homem. (Para esta ideia, citam referências bíblicas que falam dos pés, das mãos, da boca e dos olhos de Deus).

    Porém,
    a) Toda a doutrina que nega ser Deus, o Espírito infinito, eterno e Todo-poderoso, incluindo a dos Mórmons, é infalivelmente do Anti-Cristo, (I Jo 2:22-24).
    b) A bíblia afirma que Deus é Espírito, (Jo 4:24), é invisível (Cl 1:15; I Tm 1:17), e Jesus disse que um espírito não tem carne nem osso, (Lc 24:39).
    c) Embora o corpo espiritual de Deus tenha forma, porque a Bíblia diz que Jesus veio “em forma de Deus”, (Fp 2:6), e foi à expressão “imagem de sua pessoa”, (Hb 1:3), não podemos por isso materializar ou humanizar Deus. A Bíblia adverte que não devemos cuidar que a divindade seja semelhante à imaginação dos homens (At 17:29; Dt 4:15-16). Esta doutrina mormonista avilta a Deus, rebaixando-o a nível humano.

    ResponderExcluir
  13. Os mórmons afirmam:
    a) Que Jesus não foi concebido pelo Espírito Santo, mas que era filho de Adão-Deus e Maria.
    b) Que Jesus casou-se nas bodas de Caná com Marta e Maria, e, depois tomou ainda Maria, de Magdala como esposa. Por isso podia ver a sua posteridade, (Is 53:10).

    Porém,
    a) Toda a doutrina, inclusive a dos Mórmons, que nega que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, é de Anti-Cristo, (I Jo 4:3; 2:22), Jesus é Deus, (Rm 9:5); e Senhor, (I Cor. 8:6).
    b) É uma blasfêmia afirmar que Jesus tinha esposa ou esposas. A bíblia mostra que a finalidade de Jesus, com sua vinda a esse mundo, não foi a de estabelecer família, mas dar-se a si mesmo por nós, para nos remir de toda a iniqüidade e nos purificar para si um povo seu, especial, zeloso de boas obras (Tt 2:14), povo que elegeu como sua nova, sua amada, (II Cor. 11:2; Ap 21:2; Ef 5:25-27).
    c) A afirmação de que Jesus, através do fruto dos seus casamento, viu a sua posteridade, é ultrajante. A “posteridade” de que a Bíblia fala são aquelas pelas quais a alma de Cristo se pôs por expiação do pecado, (Is 52:10).

    ResponderExcluir
  14. Os Mórmons afirmam:
    a) Que o Espírito Santo é uma substância etérea espalhada no espaço, em um fluído divino superior à eletricidade e que esse espírito só pode ser conhecido dos homens pela imposição de mãos de um sacerdote Mórmon.
    b) Que existe manifestação de profetas, de línguas estranhas, de curar, etc.

    Porém
    a) Qualquer doutrina que nega a DIVINDADE e a personalidade do Espírito Santo, é antibíblica. A Bíblia diz que o Espírito Santo é Deus, (At 5:3-5). Ele é a terceira pessoa da Trindade, mencionada na bíblia junto com o Pai e com o Filho, (Mt 28:19; II Cor. 13:13). Que o Espírito Santo é também uma pessoa, prova-se por lhe serem atribuídas obras que somente podem se feitas por uma pessoa. (A Bíblia diz que o Espírito Santo ensina, (Jo 14:26); que fala, (Ap 2:7); que convence, (Jo 16:8-9); que dirige, (Rm 8:14); At 15:2); que convida, (Ap 22:17). Tudo isso prova que o Espírito Santo não é um fluído Divino, mas uma pessoa divina.
    b) Quanto às supostas manifestações de “profecias” que os Mórmons afirmam haver entre eles, não tem valor por não se enquadrarem na Palavra de Deus. Por não serem inspiradas pelo Espírito Santo, as profecias dos Mórmons caem em descrédito entre eles mesmos pela falta de cumprimento.

    ResponderExcluir
  15. Olá Israel, obrigado por participar do blog.

    Em todas as suas resposta vc inicia dizendo: "Os mormons afirmam", mas não cita as fontes de onde tirou esses ensinamentos mormons. Poderia cita-los por favor? Para deixarmos claro a todos que leem o blog.
    Digo de antemão que são equivocos seus. Mas se citar as fontes responderei a um por um...

    ResponderExcluir
  16. Caro amigo; Achei ótimo esse artigo.
    Sou cristão e como o Smith cresci vendo uma briga entre Batistas, Assembleianos, presbiterianos, etc
    Quando meu conhecimento cresceu eu percebi que essa briga não estava só dentro do protestantismo e sim dentro do cristianismo. Entre Católicos, protestantes, Testemunhas de Jeová, etc. Cada um afirma que está certo e o outro errado.
    Eu comecei a ficar confuso. O que fazer, abraçar uma causa ou ficar de fora.
    Conheci vocês, Mórmons e achei muito bom a ideologia de vocês, sobre trabalhar juntos, deixar as diferenças de lado e focar no que temos em comum, pra pregar Jesus ao mundo inteiro. Apesar de nossas diferenças doutrinárias, e crenças, sobre Deus ser um ser humano que alcançou a imortalidade, etc(Deixemos isso de lado).
    Depois de um tempo os meus olhos foram abertos. Dentro das igrejas "protestantes" tinham pessoas que como eu pensavam assim: Não é quem está certo ou errado é em trazer o reino de Cristo para a terra. Comecei a conversar com católicos, protestantes, testemunhas de Jeová, etc como se fôssemos pessoas com o mesmo objetivo, e somos.
    Percebi que dentro da igreja Protestante, nesse século 21, as igrejas começaram a se unir, batistas com presbiterianas e metodistas, em projetos. Creio que um dia estenderemos isso para os católicos, testemunhas de Jeová e mórmons.
    Apesar de fazer parte de uma igreja com ideiais protestantes, não me considero nem nos considero protestantes, mas cristãos. Por isso não temos uma denominação certa, tem ex Batistas, ex assembleianos, etc.
    Somos todos cristãos e isso que importa.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Olá,estou muito confusa,sempre fui da assembleia,agora estou parada,meu filho mais velho,nunca quis saber da assembleia,e começou a frequentar a igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias,e se batizou,e estou bem preocupada,pois não conheço essa igreja, tenho dúvidas se ela é verdadeira,e através de meu filho mais velho meu outro filho também começou a frequentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Olá, primeiro quero afirmar que seu filho se encontra em bom lugar. Agora quero te dizer que não creia em minha opinião, ou na opinião de quem quer que seja... Pois as opiniões sempre serão acompanhadas de desconfiança, sejam elas para o bem ou para o mal... Faço o convite que esta em João 1:46 "Venha e veja"... venha até uma de nossas capelas, e com o coração quebrantado, e humildade, ouça nossos ensinamentos, e tire suas proprias conclusões... Sei que irá sentir Deus te responder através de seu Santo Espirito...

      Excluir