sábado, 5 de março de 2011

A remuneração na obra de Deus !!!

Em pouquissimos casos é licito uma pessoa ganhar  remuneração financeira para trabalhar na obra do Senhor, pois na maioria das vezes, os que começam a se favorecer com bens materiais trabalhando na obra de Deus, pouco a pouco  muda seu foco, dando atenção a voz da tentação, e deixando de seguir ao Senhor com toda firmeza, para se dividir entre Deus e mamom* Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Lc 16:13 ).
Muitos tentam se justificar usando de escrituras, para provar que é licito  viver das doações da obra de Deus, entre essas escrituras, talvez a mais usada seja a seguinte: " ...pois digno é o obreiro de seu salário... Lc 10:7 " , o que infelizmente as pessoas não conseguem enxergar, é o restante do contexto das escrituras, já que se prestarmos mais atenção, veremos que a escritura citada anteriormente, nos mostra algo bastante diferente, sim, ela fala talvez algo completamente contrário a tal tipo de pensamento ( de viver financiado pela igreja ), pois o pensamento da escritura inicialmente diz o seguinte:Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas... Lc 10:3-4 " . Agora lhes pergunto, ir ao meio dos lobos, sem dinheiro, roupas ou sapato, é sinal de que será sustentado pelas obras que realizará em nome de Deus? Ou é aprender a viver com o que tem no momento? Sim, aprender a viver com a bondade de algumas ovelhas que encontrará no caminho, e que estará disposta a dividir um pouco de pão, roupas, e um lugar para reclinar a cabeça enquanto estiver por ali?
Não há nenhum tipo de registro que mostra que tenhamos o direito de manter uma vida farta de bens e cheia de luxo com base nas doações dos fieis (que se destina à obra de Deus), portanto não é licito viver assim.


Vejamos exemplos biblicos que possam comprovar esses fatos:


     - "  Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem?  E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas.  E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele.  E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se.  Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.  Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?  Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve. 2Re 5:20-27 "


     - " Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento. Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:  Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?  Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava. Jo 12:3-6 "


     - " E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.  E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.  Lc 9:57-58 "


A religião SUD, vive esse preceito de não ter clero remunerado, com algumas raras excessões, pois algumas pessoas são chamadas a servir em tempo integral, e por isso recebem uma ajuda de custo, que não é um salário, e também não provém das doações e dos dizimo, pois esse dinheiro é conseguido através dos negócios da igreja, já que a mesma possui indústrias, e terras para produção de alimentos, de onde grande parte das suas economias são geradas, as quais dão o suporte necessário para a obra do Senhor no mundo. Além disso esses irmãos servem por um período de tempo determinado, que pode durar alguns poucos anos, e durante esse período, essas pessoas devem deixar suas atividades financeiras para se dedicarem exclusivamente ao trabalho do Senhor, ainda assim existem não poucos lideres que sequer necessitam dessa ajuda de custo, pois se valem de suas próprias economias para se sustentarem durante esse período. 
Algo que parece absurdo, mas é verdade, é o fato de os missionários Mormons terem de servir por dois anos em tempo integral, deixando tudo para trás, e ainda serem incentivados a trabalhar durante um tempo antes de seus chamados para missão, com o fim de levantarem o dinheiro para seu futuro trabalho cristão. E os sacerdotes não deveriam depender do povo para o seu sustento; mas, pelo seu trabalho, receberiam a graça de Deus, a fim de fortalecer-se no Espírito, tendo conhecimento de Deus para ensinar com poder e autoridade de Deus.   Livro de Mormom Mos 18:26 )
Vendo que as escrituras nos mostram vários relatos, de que a obra de Deus deve ser feita por amor e não por dinheiro, não fica suficientemente claro entender que aqueles que professam serem servos na obra de Deus, e que de alguma maneira cobram por isso (recebem por milagres, pelo seu tempo, pela ajuda em momentos difíceis dos irmãos) , na verdade estão agindo contrários aos ensinamentos ensinados nas escrituras?




Mamon significa tudo aquilo que gera em nós o desejo de possuir, dominar, controlar

Nenhum comentário:

Postar um comentário