quinta-feira, 15 de março de 2012

Deus já foi um homem !!!

  Uma das matérias mais polêmicas relativas as crenças mormons (SUDs), é a afirmação que os mesmos fazem sobre a passagem de Deus pela mortalidade, ou seja, que um dia Deus já foi um homem mortal, como nós somos hoje. "Deus mesmo já foi como nós somos agora e é um homem glorificado," (Doutrinas do Profeta Joseph Smith, página 345) , O Pai tem um  corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; (D&C 130:22)"  Na tentativa de refutar tal afirmação, alguns se apegam a algumas escrituras, que são usadas de maneira erronea, sendo muito mal aplicadas, e compreendidas. Vejamos algumas delas:
" Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? (Num 23:19)" , veja a parte destacada de vermelho, é neste texto que alguns se baseiam para dizer que os mormons (SUDs) mentem ao dizerem que Deus ja foi um homem, mas tentemos aqui sermos imparciais, e estudemos sem tendencias o que a escritura diz. Para começarmos, pensemos no contexto, aqui o responsável pela escrita da escritura (meio redundante isso não acham?) quer deixar claro a diferença entre o caráter humano, e o carater de Deus, deixando claro, que diferentemente dos homens, Deus é firme e fiel no que afirma ou promete, não variando nos pensamentos e ações conforme suas necessidades. Em segundo lugar, vamos pensar no tempo em que o texto esta escrito, pois podemos ver que o escritor disse que Deus não é homem, mas não diz que Ele nunca tenha sido homem, e talvez esteja ai a maior confusão dos críticos mórmons (SUDs), pois o que é pregado é que Deus é um homem glorificado, e ser glorificado significa ser Deus,Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;  (João 17:1) " . Na escritura citada anteriormente, não mostra que o próprio Cristo pediu ao Pai para ser glorificado? Os cristãos não reconhecem Jesus Cristo como sendo Deus? E Ele já não foi um homem que viveu na terra por 33 anos? Então qual seria o problema de acreditar que todos os outro homens possam também passarem por esse processo?    Vejamos bem, não está sendo dito aqui, que os homens possuem a mesma força de Jesus Cristo, pois somente Ele era capaz de ser perfeito, e de nos livrar das penas do inferno, o que esta sendo dito, é que o homem por ser filho de Deus (ou será que não é?) possui a mesma capacidade, afinal de contas, qual o filhote que nasce de um ovo de pato, e não é um patinho? (se é que vocês me entendem?)
E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações?Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.  (Lucas 24:38-39) " , esta é mais uma das escrituras mal compreendidas, o que traz muita tristeza, pois na verdade ela é clara como a água, prestemos atenção, principalmente na parte grifada em vermelho, muitos dizem ser essa escritura a grande afirmadora de que Deus é um espirito, e que o espirito não possui carne nem ossos, portanto Deus não possui um corpo (por ser um espirito), confesso que esse entendimento é muito confuso, pois da para entender claramente nesta escritura, que Jesus Cristo, após ser ressuscitado, queria deixar claro a seus discípulos, que era um ser real, que levantou da tumba com seu corpo glorificado, e não mais mortal, Ele disse que não era um espirito, e por isso não precisavam se assustar. Agora pensemos, não sabemos nós que Ele ascendeu ao céu depois disso? " Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.  (Atos 1:11)" , se pensarmos que na verdade não é possível que um homem com um corpo físico habite nos céus, então precisamos responder a uma outra pergunta. O que Jesus Cristo fez com seu corpo físico antes de ascender aos céus? Precisamos nos lembrar que Ele já havia ressuscitado com seu corpo. Será que Ele teve que abandonar seu corpo novamente? Isso não seria uma grande falta de propósito?
   Somente para encerrar, devemos nos lembrar do seguinte: " E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; (Gênesis 1:26) " , porque será que aqui, Deus dá enfase a ter criado o homem segunda sua imagem e semelhança? Será que é um erro gramatical, e foi criada uma redundância ao escrever ? Ou será que a imagem significa aparência, enquanto semelhança significa ter a capacidade de ser muito próximo a Deus em seus atributos ?

20 comentários:

  1. Como está publicado, acima, Vocês afirmam que Deus o Pai possui um corpo de carne e osso. Outros já tentaram me explicar, através de (Lucas 24:38-39) Jesus, sim possui um corpo. isso todos sabemos que ele ressuscitou e possui um corpo glorificado, mas quero que me respondam a respeito de Deus. Afinal ele é de carne e osso ou não?

    Em João 4, Jesus está conversando com a mulher ao lado da fonte. Nos versículos 22-24 ele diz Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou o responsável por este blog, e meu nome é Jefferson.
      Gostaria muito de lhe responder os questionamentos, mas é contra a política deste blog, responder a perguntas de anônimos. Sendo assim, solicito que se identifique, e então com o maior prazer lhe responderemos da melhor forma possível...

      Excluir
  2. Olá, sou um dos chamados "pesquisadores" fui batizado na igreja católica mas não sigo as doutrinas da igreja. Já pensei em seguir outra religião, mas vejo que é impossível, ao meu ver todas as religiões. Pelo menos uma coisa as religiões concordam. Jesus virá em breve pois os sinais já estão sendo mostrados.Só tenho uma duvida!
    Pra vocês, quem não segue nenhuma religião, mas ama a Deus de todo o coração e reconhece Cristo como o salvador será salvo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, meu nome é Jefferson, e sou o responsável por este blog.
      Com relação a pergunta que você fez, tenho uma resposta bastante simplória, e espero que não a entenda como uma critica, pois não é esta a minha intenção. Jesus disse " ...Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
      Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
      João 14:23-24 " , um dos mandamento que Deus nos deu foi de reunirmo-nos para adorá-lo partilhando de seus sacramentos (Atos 20:7 e D&C 20:75).
      Além disso, como podemos dizer que amamos alguém que não conhecemos? E se esse alguém for Deus, como podemos conhecê-lo se não for através de líderes autorizados por Ele Próprio para ensinar a respeito de seus caminhos?
      Para finalizar, gostaria de sugerir que lesse o seguinte tópico deste blog: http://mormonsemitos.blogspot.com.br/2010/05/qual-o-destino-dos-homens-apos-morte.html , nele você entenderá qual é a crença mórmon (sud) sobre os destinos do homem após a morte.
      Fico feliz por sua postagem, e espero poder tê-lo ajudado, se restar alguma dúvida, peço que escreva novamente, e me esforçarei para ajudá-lo.


      Um grande abraço.


      Jefferson L. Fontanez

      Excluir
  3. Prezado.

    Tenho, nos últimos meses pesquisado bastante sobre os ensinamentos do Livro de Mórmon, e admito que muitas coisas me surpreenderam nestas escrituras.Ao comentar sobre o que aprendi com meus colegas de trabalho um deles me questiono se há, na doutrina original de Joseph Smith, algo sobre o casamento de Jesus Cristo, bem como do Deus Pai. Gostaria de saber se há algum ensinamento do Livro de Mórmon que afirme ter isto ocorrido.

    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo.

      Fico feliz que esteja pesquisando esta religião tão transcendental, e oro para que durante a pesquisa, vc encontre a Cristo e aceite seu caminho.
      Com relação a sua pergunta, a resposta simples é não, no livro de mórmon, nenhum ensinamento faz alusão ao casamento de Jesus Cristo, existem dentre os membros algumas teorias, mas nada oficial a respeito.
      Eu particularmente acredito no casamento de Cristo por uma série de fatos em que observei durante meus estudos, mas nenhum deles é de fácil explicação.
      Espero ter ajudado, e fico a disposição para maiores esclarecimentos (possíveis).

      Excluir
  4. Caro amigo, se acreditarmos que Deus já foi um homem assim como nós, com todas as imperfeições que carregamos, então temos que admitir que nesta época existia outro Deus, ou então não existia nenhum. Como pode isso?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Joelson Carlos.


    É exatamente nisto em que acreditamos, sim, quando Deus foi um homem, Ele possuia assim como nós um Deus para adorar. Na verdade, acreditamos que Ele ainda o possui, e que jamais deixará de ser assim!!! Mesmo quando nossa geração atingir esta capacidade, ou seja, de sermos deuses, ainda assim continuaremos a adorá-lo, pois Ele jamais será diminuido, e talvez por isso é que conhecemos Deus como um circulo eterno sendo um de seus simbolos. Seria mais ou menos como nosso pai terreno, pois ele nunca deixará de ser seu pai, ainda que vc venha a se tornar pai também num dia futuro...

    Forte abraço.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, fui mormom por mais de dez anos e nunca ouvi falar nisso, talvez se tivesse ouvido teria rebatido pois é inacreditável e até hilário crer nisso, me desculpe. O homem não podendo explicar muitas coisas por causa de sua ignorância, e pelo orgulho de admitir essa incapacidade, procura explica-las do seu mísero ponto de vista. Foi o que aconteceu neste caso, quem projetou esta ideia infantil, deveria ter a humildade de admitir sua ignorância e não lançar uma ideia própria como sendo uma inspiração divina. Mas como tudo que não é sustentado pela razão, esta ideia também cairá por terra. Obrigado e mais uma vez me desculpe. Um abraço.

      Excluir
    2. Então faltou estudo e oração amigo...
      Não importa quanto tempo vc tenha sido da Igreja, se não buscar não vai saber.
      pois em vida não saberemos de tudo...
      Busque a resposta com diligencia, e depois pergunte a Deus se é verdade, e o Espirito Santo irá te revelar a verdade por meio de bons sentimentos...
      Ninguém irá te forçar a crer...

      Siga esses passos antes de difamar um conhecimento tão divino e sagrado...

      Excluir
    3. Olá novamente Joelson Carlos.


      Agradeço a resposta dada por Thomas Schulze, pois é a mais pura verdade sobre a revelação divina, pois pouco importa quantos são os anos que você viveu o evangelho de Jesus Cristo, se não foi com amor, ponderação, oração, jejum, etc, foi em vão.
      Infelizmente, podemos ver por sua falta de conhecimento das doutrinas ensinadas, que seus "10 anos" na igreja, devem ter sido nos corredores, pois se realmente tivesse frequentado as salas da escola dominical por todo este tempo, se tivesse orado a respeito do que aprendeu nas aulas, se tivesse buscado conhecimento nos livros inspirados de nossos profetas, com certeza você teria pelo menos ouvido falar a respeito, veja bem, não estou dizendo que acreditaria, pois nem todos suportam as verdades sobre Deus, mas com certeza não poderia afirmar que nunca ouviu esta doutrina...

      Excluir
    4. Caro amigo Thomas, primeiramente o que você entende por difamar? Seria falar sobre a ignorância humana? Tanto nossa como dos ditos "profetas" da igreja? Desculpe, mas isso não é difamar, pois somos todos ainda muito ignorantes com relação a muitas coisas, principalmente sobre Deus e sua essência. Não conseguimos ainda explicar a nossa própria realidade e queremos explicar a realidade divina, é muita pretensão do ser humano, não acha? Ainda vemos as coisas do nosso tímido ponto de vista, não tendo como abarcar a grandeza das verdades divinas. E isso é com todos que vivem ou viveram nessa terra. Deus se comunicar pessoalmente com um homem e lhe revelar a verdade é o mesmo que um grande cientista querer explicar as descobertas da ciência a uma criança da pré escola. Por isso meus amigos, a razão não nos deixa crer nessas ditas "revelações divinas". Respeito muito a opinião e a crença de cada um, e posso dizer que esses dez anos de igreja me foram muito úteis na vida, pois não foram nos corredores, mas dentro das salas de aula, desde a primária até a preparação para a missão, passando pelos seminários e estudos dos obras doutrinárias e me ajudaram a ser o que sou, me deram a base que eu precisava para a construção do meu caráter, por isso só tenho a bendizer esse tempo de igreja. Me desculpem se fui indelicado, não foi essa a minha intensão. Pouco importa a crença e a opinião de cada um, Deus é o que é, e todos somos seus filhos, independente de religião. O que precisamos acabar é com o preconceito e a prepotência religiosa, pois com certeza não é essa sua vontade. Ele nos criou para nos amarmos e nos respeitarmos e assim conquistarmos a felicidade. O que não podemos deixar é que a religião, que deveria ser o elo de ligação entre a criatura e o criador, distancie as pessoas, muitas vezes por causa de seus dogmas prepotentes e separatistas, pois não sendo esta a vontade de Deus, dividir os seus filhos, também não será esta uma religião divina. É preciso refletir sobre essas coisas, longe de qualquer pensamento pré concebido. Pois quando nos distanciamos daquilo que temos como verdade absoluta e abrimos a mente sem medo, conseguimos compreender coisas que antes não nos era possível, justamente por causa do medo ou da indiferença. Hoje me considero sem religião, pois vejo que a religião pode ser muitas a negação do próprio Deus. Que a paz esteja com vocês e que possamos todos defender a mesma bandeira, o Amor e a Fraternidade Universal, esta é a verdadeira religião.

      Excluir
    5. Caro amigo Thomas, primeiramente o que você entende por difamar? Seria falar sobre a ignorância humana? Tanto nossa como dos ditos "profetas" da igreja? Desculpe, mas isso não é difamar, pois somos todos ainda muito ignorantes com relação a muitas coisas, principalmente sobre Deus e sua essência. Não conseguimos ainda explicar a nossa própria realidade e queremos explicar a realidade divina, é muita pretensão do ser humano, não acha? Ainda vemos as coisas do nosso tímido ponto de vista, não tendo como abarcar a grandeza das verdades divinas. E isso é com todos que vivem ou viveram nessa terra. Deus se comunicar pessoalmente com um homem e lhe revelar a verdade é o mesmo que um grande cientista querer explicar as descobertas da ciência a uma criança da pré escola. Por isso meus amigos, a razão não nos deixa crer nessas ditas "revelações divinas". Respeito muito a opinião e a crença de cada um, e posso dizer que esses dez anos de igreja me foram muito úteis na vida, pois não foram nos corredores, mas dentro das salas de aula, desde a primária até a preparação para a missão, passando pelos seminários e estudos dos obras doutrinárias e me ajudaram a ser o que sou, me deram a base que eu precisava para a construção do meu caráter, por isso só tenho a bendizer esse tempo de igreja. Me desculpem se fui indelicado, não foi essa a minha intensão. Pouco importa a crença e a opinião de cada um, Deus é o que é, e todos somos seus filhos, independente de religião. O que precisamos acabar é com o preconceito e a prepotência religiosa, pois com certeza não é essa sua vontade. Ele nos criou para nos amarmos e nos respeitarmos e assim conquistarmos a felicidade. O que não podemos deixar é que a religião, que deveria ser o elo de ligação entre a criatura e o criador, distancie as pessoas, muitas vezes por causa de seus dogmas prepotentes e separatistas, pois não sendo esta a vontade de Deus, dividir os seus filhos, também não será esta uma religião divina. É preciso refletir sobre essas coisas, longe de qualquer pensamento pré concebido. Pois quando nos distanciamos daquilo que temos como verdade absoluta e abrimos a mente sem medo, conseguimos compreender coisas que antes não nos era possível, justamente por causa do medo ou da indiferença. Hoje me considero sem religião, pois vejo que a religião pode ser muitas a negação do próprio Deus. Que a paz esteja com vocês e que possamos todos defender a mesma bandeira, o Amor e a Fraternidade Universal, esta é a verdadeira religião.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    7. Obrigado por participar e se interessar nos assuntos da Igreja de Jesus Cristo. Da proxima vez se identifique e com prazer sua opinião será mantida. Obrigado.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar e se interessar nos assuntos da Igreja de Jesus Cristo. Da proxima vez se identifique e com prazer sua opinião será mantida. Obrigado.

      Excluir
  7. Acredito que as pessoas que se batizam sem um verdadeiro testemunho do Livro de Mórmon não ficarão muito tempo na Igreja e também acredito que as pessoas que não querem mudar seus costumes terrenos, não duram muito tempo. Para viver como Cristo temos que simplesmente fazer o que Ele fez, ou seja, abrir mão de si mesmo, suas vontades e fazer a vontade do Pai. Uma criança pode não entender os valores que levam um pai a proibi-lo de algo, mas sua obediência e diligência o guardam e um dia, quando grande, poderá finalmente entender tudo e passar seu conhecimento tb a seus filhos.
    Primeiro obedeço, depois compreendo.
    Ore antes de qualquer decisão e nunca irá errar.

    ResponderExcluir
  8. Eu sei que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é verdadeira, sei que o Livro de Mórmon é a palavra de Deus e que o Presidente e os 12 apóstolos foram designados pelo próprio Senhor. Em nome de Jesus Cristo, Amém.

    ResponderExcluir