Apesar de não ser conhecido esse oficio entre outras religiões cristãs, ele foi amplamente utilizado na história doutrinária através dos ensinamentos bíblicos, sejam do velho ou do novo testamento (Atos2:29 , Gen49:1-28)
Sua principal, unica e maravilhosa função, é proferir bençãos sob a cabeça de cada irmão que deseje recebe-la. Essa benção, por ser realizada por um homem com um cargo de nome PATRIARCA, recebe como nome BENÇÃO PATRIARCAL. Essa benção tem como objetivo, dar instruções provenientes de Deus diretamente a pessoa que a recebe. Na benção são proferidas palavras de alento, força e entendimento, palavras que trazem coragem para que as pessoas que trilham o caminho, o faça até o fim. Nesta benção, os membros que a solicita recebem conhecimento de fatos ocorridos em sua vida pré-mortal (que pode ajudá-los a entender o motivo de coisas que ocorrem com eles na terra), de fatos que podem ocorrer em suas vidas mortais (que pode ajudar a terem animo para se esforçarem por receber), e de fatos de suas vidas imortais, ou, pós-mortais (que faz com que fique claro em suas mentes o motivo de lutarmos nesta vida contra as tentações e dificuldades, que é ter o proposito de habitar um reino melhor).
A BENÇÃO PATRIARCAL, não é o destino predito por um homem, ou por Deus, e sim instruções que somente serão alcançadas, se, e somente se o recebedor dela se esforçar por cumprir os ensinamentos que as bençãos estão diretamente ligados (EX: é fato que se um aluno não estudar um minimo que seja para uma prova, as chances de ele se dar mal são enormes, assim como o contrário também é verdadeiro), sendo assim, a BENÇÃO PATRIARCAL expressa a pessoa que a recebe a vontade de Deus sobre ela, e o que ela precisaria fazer para alcança-la. Existe uma vontade de Deus geral a todos, que é, que todos nós sigamos seus ensinamentos e sejamos salvos, e a BENÇÃO PATRIARCAL não existe para contradizer ou afirmar isto, pois ela não fala sobre a vontade de NOSSO DEUS, condizente a seus filhos em geral, mas sim a cada um individualmente, e especificamente.
A BENÇÃO PATRIARCAL, é considerada como uma escritura individualizada, ou seja, é como se Deus tivesse feito uma escritura especifica para cada um de seus filhos, e sendo assim, a BENÇÃO PATRIARCAL de uma pessoa não estaria em sintonia com a vida de outra. Além disso ela é considerada extremamente sagrada, e não deve ser divulgada de maneira aberta, muito menos profanamente, mas é sim louvável, por motivos especiais e espirituais, compartilhar parte dela com pessoas as quais seu portador julgar ser necessário.
Uma outra promessa que os cristãos recebem, é que através de Abraão, todas as famílias da terra seriam abençoadas (Gen28:14) , e a BENÇÃO PATRIARCAL cumpre parte desta profecia, dizendo a seu portador a qual tribo de Abraão ele foi anexado (alguns é revelado sua tribo sanguínea, ou de direito, e àqueles que não possuem este direito, também recebem está benção através da adoção de uma delas, sim, a tribo de EFRAIM).
Vejam o que um Apostolo desta ultima dispensação falou a respeito desta benção:
O Significado de Uma Bênção Patriarcal, Jonh A. Widtsoe
Estas bênçãos constituem possibilidades baseadas na dedicação fiel à causa da verdade. Devem ser merecidas, do contrário não passarão de vãs palavras. Certamente. alcançam seu principal valor quando se empregam como ideais, como possibilidades particulares que procuramos realizar durante nossa vida. O Sacerdócio é ofendido quando se considera o patriarca um adivinho; ele somente indica os dons que o Senhor quer nos dar, se trabalhamos por eles. Ajuda-nos, indicando a meta divina que podemos alcançar, se pagarmos o preço.
Esta bênção, dada com o espírito de amor paternal e selada sobre nós com a autoridade do Sacerdócio, chega a ser uma força em nossa vida e um consolo em nossos dias. É uma mensagem que, se lida e honrada devidamente, chegará a ser uma âncora nos dias tempestuosos, nosso ânimo em dias nublados. Expressa nosso destino exato aqui e na outra vida se vivermos de acordo com a lei; e durante o curso de nossa vida fortalece nossa fé e nos conduz à verdade.
Aqueles que buscam a bênção patriarcal devem solicitá-la com fé na realidade do poder do Sacerdócio. Devem buscá-la com o desejo sincero de chegar a ser, por meio das bênçãos, mais completamente felizes em suas vidas e mais perfeitamente úteis no obra do Senhor. E presume-se que devem qualificar-se para receber suas bênçãos confirmando em suas vidas a realidade do Evangelho. A pessoa impura ou desobediente deve purificar-se e aprender a ser obediente antes de se dirigir ao patriarca. Somente nestas condições a pessoa pode esperar conhecer a vontade do Senhor.
A bênção patriarcal deve ser lida e relida. Deve dar-se-lhe utilidade na vida e deve ser feita com fé nas bênçãos espirituais.
A bênção patriarcal é um dom do Senhor. Deve-se ter presente o propósito com o qual foi solicitada. Deve-se ler com consideração inteligente, levando-se em conta o seu significado. Deve-se fixar a atenção no significado primordial da bênção, de maneira mais exata em determinadas sentenças. Não deve haver dúvida alguma a respeito do tempo ou lugar em que há de se cumprir a promessa, nem acerca do homem que a expressou. Assim como se deu a bênção por intermédio da inspiração do Senhor, de igual maneira, o mesmo poder revelará o seu significado; o seu cumprimento se verificará de acordo com a vontade do Senhor. Sobretudo sempre se deve recordar que toda bênção depende de nossa fidelidade. Examinemos nossas vidas de vez em quando para nos inteirarmos se estamos vivendo de tal maneira que mereçamos as bênçãos prometidas. Não há dúvida, de que nossas bênçãos patriarcais, se lhes dermos o devido respeito, poderão ser uma fonte de ajuda divina na viagem da vida.
Diremos ainda que as sagradas bênçãos patriarcais são de natureza pessoal. Não se deve comentá-la ou mostrá-la indiscretamente; deve ser lida freqüentemente e devemos meditar a seu respeito para o nosso próprio benefício. É por esta razão que cada pessoa recebe uma cópia de sua bênção.
Visto que os patriarcas são apenas homens, estão sujeitos às debilidades humanas. Sua maneira de falar e pensar refletem na bênção que pronunciam. Dois homens diferentes expressam a mesma idéia com palavras diferentes. O Senhor não Ihes dita estas bênçãos, palavra por palavra. De igual maneira, o patriarca poderá ressaltar partes das bênção de acordo com a sua natureza ou desejo. No entanto, se o patriarca vive dignamente, terá o sustentáculo de seu poder e a autoridade de seu cargo e pronunciará as bênçãos designadas para nós. E se vivermos dignamente, compreendermos nossa bênção e descobriremos nala um significado profundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário