sábado, 8 de maio de 2010

Quem tem a autoridade de agir em nome de Deus aqui na Terra?

Antes de tudo declaro a seguinte opinião da religião SUD "Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde ou o que desejarem (Regras de fé 11) " , para que fique claro não ser uma critica, mas sim uma crença doutrinária.
Bem, o que podemos pensar a respeito das pessoas que dizem estar agindo em nome de Deus ? Será que todas realmente estão? Será que basta ter fé na existência de Deus para começar a administrar os assuntos Dele? Ou será que é necessário a outorgação por parte Dele desse direito?, é o que tentaremos esclarecer nesse tópico.
Desde o principio, as escrituras nos dão a entender que tudo que Deus faz segue uma determinada ordem, vamos lembrar de alguns casos: - Vejam o caso de Caim e Abel, essa história nos relata a primeira tentativa de uma quebra das normas (mandamentos) dadas de Deus ao homem, logo após sua expulsão do Édem. Deus pelo que dá a entender as escrituras, tinha deixado claro qual tipo de sacrificio era exigido das mãos de seus servos, mas por influencia de Satanás, Caim acabou por racionalizar esse mandamento, e resolveu então oferecer um sacrificio que fosse mais fácil para si, ou ascessivel, talvez pensando que Deus não se importaria com o que ele oferecesse, desde que o fizesse, mas todos sabemos que seu sacrificio não foi aceito, e acabou por tornar-se o principio de sua desgraça, já que esse fato gerou inveja em seu coração, por pensar que Deus amava mais a Abel do que a ele, o que fez com que cometesse o primeiro assassinato da humanidade, perdendo para sempre sua chance de salvação...
Um outro fato bastante interessante, é a atitude e que ilustra bem o fato de se existir uma ordem na obra do Senhor, é o acontecido ao filhos de Arão, vejam: "E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR. (Levit 10:1-2)" , podemos ver que os filhos de Aarão, simplesmente foram destruidos por tentarem realizar uma ordenança no templo que não dizia respeito a eles, vejam o que Moisés disse logo após a ocorrência do fato: "E disse Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se. (Levit 10:3) " , não fica claro que Deus só permitia que fosse realizadas as ordenanças por aqueles a qual chamou (no caso aqui Moisés e Arão) ? E que quando esses homens resolveram duvidar e questionar tal fato, foram destruidos? Varias outras histórias semelhantes ocorreram, como quando Saul resolveu oferecer sacrificios a Deus no lugar do profeta Samuel e foi rejeitado por Deus a partir de então, ou ainda quando Miriã irmã de Moisés começou a desejar seu lugar e acabou amaldiçoada com lepra, etc, e se temos tantas histórias que nos levam a ter uma visão mais clara de que as coisas de Deus sempre foram feitas em ordem, por homens chamados por Ele, porque então deveria ser diferente hoje em dia? Porque é que então todos acham que depois de participarem de algum curso de teologia estão preparados para guiar o povo de Deus?
O fato de uma pessoa estudar as escrituras, não quer dizer que ela tenha recebido a autoridade de Deus para realizar suas ordenanças!!! 
Isso me faz lembrar de uma fato famoso do novo testamento, que fala a respeito de um homem que tentou comprar a autoridade de Deus, oferecendo dinheiro a seus apóstolos " E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. (Atos 8:18-20)" agora o fato de concluir um curso de teologia, e se achar no direito de administrar as ordenanças do evangelho do Senhor, simplesmente por isso, não é semelhante ao caso do tal Simão?  Não está se pagando um curso com a intenção de talvez se alcançar os dons de Deus? E ainda que o curso seja gratuito, será que ele tema a autoridade de conceder tal poder ao homem?
Na verdade, para que o homem possa receber esse direito, deve primeiro receber o sacerdócio de Deus, que é o poder de Deus dado ao homem na terra, para que os mesmos administrem os assunto da igreja, E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão. (Heb 5:4) " e como foi que Aarão foi chamado? Não foi por Deus, através de seu irmão Moisés que era um profeta direto de Deus? E olha o que foi dito a Moisés por Deus relativo ao oficio de Aarão "  Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão (Ex 18:1) " ,e ainda mais  Por memorial para os filhos de Israel, que nenhum estranho, que não for da descendência de Arão, se chegue para acender incenso perante o SENHOR; para que não seja como Coré e a sua congregação, como o SENHOR lhe tinha dito por intermédio de Moisés, (Num 16:40) " isso não deixa mais claro que a aguá, o fato de mesmo com boas intenções, ninguém exceto os designados por Deus poderiam administrar as ordenanças sagradas? 
Alguns podem vir a dizer que o sacrificio de Cristo rasgou o véu do templo, como simbolo de que não se precisa mais de um sacerdote, pois hoje todos podem ir a presença de Deus pessoalmente, sem precisar de um intermediário, o que em parte é correto, pois realmente cada um pode sim entrar em contato com Deus para requisitar suas misericordias, mas não para guiar a igreja, pois essa autoridade continua sobre a cabeça dos escolhidos de Deus (não uso aqui a palavra escolhido em modo figurativo, mas sim real) , visto que Cristo partiu, mas não antes de deixar aqui discipulos devidamente comissionados, com autoridade entregue pelas próprias mãos do Salvador, ou nos esquecemos que comissionou " ...  uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, (Ef 4:11) " ,e também não podemos esquecer do que disse a Pedro, " E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (Mt 16:19) " ,pois é, se colocarmos nossos pensamentos a luz das escrituras, veremos que não há argumento para justificarmos a tentativa de usurpar o poder de Deus, pois como vimos, isso não pode ser conseguido se Ele próprio não permitir!!!
Alguns podem perguntar, mas e ai, quais foram os sucessores desses homens, como podemos traçar uma linha hereditária de Pedro até os dias atuais, bem, infelizmente não houve uma sucessão continua, até mesmo porque houve uma grande apostasia (afastamento da verdade) por varios séculos  ( " Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto  ,  Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, (2Tess 2:2-3) " ) , mas esse é um outro assunto, que iremos abordar em uma outra oportunidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário