domingo, 21 de fevereiro de 2010

Bebidas a base de cola, beber ou não?



A maioria dos membros da Igreja já se perguntou em algum momento se a coca-cola é ou não é proibida pelos líderes da Igreja. Sabemos que beber coca-cola não é fator impeditivo para possuirmos uma recomendação para o templo. Então, porque tantos líderes da Igreja optam por não consumir essa bebida? 

Ficamos felizes de encontrar algumas citações de autoridades gerais da Igreja em pronunciamentos diretos sobre bebidas com cola. Cada citação vem acompanhada da respectiva fonte de origem. Vale a pena conferir.
"Vinde, e vede." 
________________________________________________________________
Heber J. GrantPresidente da Igreja Conference Report, April 1922, p. 165

"O Chefe do Departamento de Saúde, Dr. Beatty, pediu-me para dizer aos Santos dos Últimos Dias que existem mais ingredientes prejudiciais na Coca-Cola do que existem no café. E digo aos Santos dos Últimos Dias e é meu direito dizê-lo, porque vocês cantaram quando esta conferência começou:"Graças damos, ó Deus, por um profeta  Que nos guia no tempo atual Por mandar-nos a luz do evangelho Nossas almas livrando do mal. E graças por todas as bênçãos, Que promanam de ti sobre nós Queremos contentes servir-te E fiéis atender tua voz”. Agora, se vocês compreendem isto, eu não vou lhes dar nenhum mandamento, mas vou lhes pedir isto como um favor pessoal e individual a mim; para deixarem a Coca-Cola. O Senhor não quer que vocês usem qualquer droga que cria um apetite por si própria".
________________________________________________________________________
Joseph Fielding Smith Presidente do Conselho dos Doze Apóstolos I E September 1966, p. 766-767

"Pessoalmente, eu não tenho conhecimento com relação ao conteúdo das bebidas com Cola e portanto não posso dar um conselho perito. Contudo, eu tenho a declaração de um hábil químico, que as bebidas com Cola possuem cafeína, o elemento tão dominante no café e outros estimulantes. Há uma coisa que eu sei, contudo: esta bebida estimulante não é servida em meu lar, e não importa onde eu esteja; pessoalmente eu a evito. Numa revelação ao Profeta Joseph Smith foi dado a conhecer em sua época que esses dois estimulantes (café e chá) foram incluídos, mas que a revelação não era limitada neste conselho a apenas estas duas bebidas. Se os membros da Igreja gastassem algum tempo para ler cuidadosamente o que o Senhor disse-lhes na Palavra de Sabedoria, seção 89 de D&C, e então ouvissem essas declarações, eles seriam grandemente beneficiados".
________________________________________________________________
Spencer W. Kimball Presidente da Igreja, Teachings of Spencer W. Kimball, p. 202

"Eu não bebo nenhuma bebida que possua Cola e minha esperança pessoal é que ninguém o faça." 
________________________________________________________________
Bruce R. McConkieMembro do Quorum dos Doze ApóstolosMormon Doctrine, p. 845 

"... Contudo existem muitas outras substâncias que exercem um efeito prejudicial ao corpo humano, apesar de não serem especificamente proibidas na Palavra de Sabedoria. Certamente a utilização de bebidas com Cola, apesar de não incluídas dentro do padrão aqui estabelecido, estão em violação ao Espírito da Palavra de Sabedoria. Drogas prejudiciais de qualquer natureza estão na mesma categoria".   
________________________________________________________________________

Boletim do Sacerdócio Fevereiro de 1972 Manual de D&C página 209

"Que podemos dizer das bebidas que contêm drogas que levam ao hábito, ou cafeína, como as que contêm cola? Embora os refrigerantes não sejam mencionados especificamente na Palavra de Sabedoria, uma declaração oficial dos líderes da Igreja afirma o seguinte: "Com relação às bebidas contendo cola, a Igreja nunca tomou uma posição oficial nesse sentido, mas os líderes tem advertido, e nós o fazemos também agora, CONTRA o uso de bebidas que contêm substâncias prejudiciais que causem o hábito de seu uso. Todas as bebidas que causam dano ao organismo devem ser evitadas”.  _________________________________________________________________________
Esperamos que essas citações possam ajudar você a tomar sua decisão a respeito do consumo de bebidas à base de cola. 

13 comentários:

  1. achei bem interessante, e hoje estava procurando sitações que falacem a respeito de bebidas como coca-cola... hoje mesmo estava conversando com meu marido, ele bebe, até pq como ele diz, não é um mandamento, mas disse-lhe que é um conselho e sendo assim devemos segui-lo tmbm. como sempre falo, a coca-cola é bem prejudicial, assim como refri de guaraná, ja me fez mal, pq contem energético natural e tmbm cafeina, a fanta laranja tem um grande teor de acidez... em fim, contudo o refrigerante faz mal para saúde, para os ossos principalmente, e tudo em excesso é prejudicial a saúde e vai contra a palavra de sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Presidente kimball nunca falou sobre isso... Qualquer um pode ir ao manual e ver q é mentira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É MESMO "UNKNOWN" ?

      VOCÊ É UM ANTI-MÓRMON OU UM MEMBRO QUE NÃO QUER DEIXAR OS REFRIGERANTES COM COLA?

      Excluir
  3. A IGREJA NÃO SE PRONUNCIA DIRETAMENTE POR QUE NO PASSADO FOI PROCESSADA PELO FATO DE TER SIDO CITADO NOME DE UMA MARCA FAMOSA. MAS O QUE FOI DITO AINDA TEM EFEITO SOBRE TODOS OS MEMBROS DA IGREJA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter ajudado a responder a esta duvida... Suas respostas foram corretas... Seja bem vindo ao blog...

      Excluir
    2. Domingo na aula de Doutrina do Evangelho surgiu uma dúvida sobre o assunto cola. Gostaria de saber sobre esse processo por ter citado a marca, tem algum documentário sobre esse assunto. Não tomo refrigerante que contém cola, mas alguns alunos meus não aceitaram minha opinião falando que não faz parte da palavra de sabedoria. Alguém pode me ajudar?

      Excluir
  4. Bem sou membro a 14 anos e ao me tornar membro da igreja senti que deveria deixar todos os refrigerantes que contém cola,a pouco estava lendo manual do aluno de D&C p209 e fiquei muito feliz de saber que minha decisão tinha inspiração divina não digo que ninguém deve deixar de tomar cola é uma decisão pessoal mas eu sei que para mim cola faz mal

    ResponderExcluir
  5. se e um mandamento porque então os que bebem possuem a recomendação do templo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. minha lista da palavra de sabedoria so aumenta .. acucar branco, farinha de trigo, refrigerantes, chocolate, etc etc

    ResponderExcluir
  7. se alguém quer saber se refrigerantes são bons é só ver os comentários do Dr Lair Ribeiro no Google, com certeza verão que a palavra de sabedoria vai muito mais além do que mera formalidade imposta para cuidar da saúde.... a saúde por si só deveria ser prioridade pessoal de cada individuo que quer ter um corpo físico saudável....aquele que é compelido....

    ResponderExcluir