A resposta a essa pergunta é simplesmente não, somente existe Satanás por causa do principio da desobediência, somada ao destrutivo orgulho...
Parece duro dizer isso, e até um pouco simplório, por estarmos aqui tratando da existência de um inimigo tão implacável, e aparentemente poderoso, mas é exatamente o que ocorreu. Bem, vamos tentar entender tudo isso de uma forma mais simples possível.
Primeiramente vamos ler a seguinte escritura: " Como caiste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. (Isa 14:12-15) " , essa escritura nos mostra pontos bem claros a respeito de Lúcifer (Satanás), se formos capazes de entende-la, para isso, primeiramente vamos entender como era Satanás no principio.
No principio Satanás tinha o nome de Lúcifer ( O que brilha ou o que porta luz ), ou seja, era considerado um ser bom, um ser capaz de ser considerado um portador de luz, sendo assim, vemos que Lúcifer não foi criado por Deus como um diabo, mas sim como um anjo, ou seja, um de seus filhos (visto que todos que são criados por Deus são considerados seus filhos, inclusive os homicidas, estupradores, ladrões, etc), e assim sendo, também podia ser considerado irmão de Jesus Cristo, assim como nós.
A diferença que ocorreu entre Lúcifer, e nós, ou até mesmo Jeová (Cristo), foi o que ocorreu na segunda parte da escritura mencionada anteriormente, ou seja, ele não se contentava em ser semelhante a nós, mas queria estar acima de nós ( acima das estrelas de Deus ), e quando esse seu desejo se mostrou impossível de acontecer, resolveu então se revoltar contra Deus, sim, pois desde os céus, os filhos de Deus já eram capazes de exercerem seu livre arbitrio, e desde então passou a combater os planos de seu Pai, tentando a todo o custo mostrar que tinha razão.
Ainda no céu, antes de sua expulsão, conseguiu persuadir a muitos, mostrando o tamanho de sua força, assim como vemos na seguinte escritura: "E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra... E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. (Apoc. 12:4,7-9) " , mas também como podemos ver, no final desse primeiro estágio, acabou por sair derrotado, sendo tanto ele como seus seguidores expulsos dos céus, e agora vagam pela terra tentando continuar a por seus planos em prática, sim, tentando ainda destruir os planos de Deus, tentativas que ocorrerão até o grande dia do milênio, quando será aprisionado pelo período de mil anos (Apoc. 20:2), e depois tentará por mais um pequeno período de tempo, quando será solto para provar pela ultima vez os filhos de Deus, e então finalmente irá para sua prisão eterna (Apoc. 20:7-10), de onde nunca mais poderá sair, sim, um lugar de tormento eterno, um lugar que ele mesmo, e seus anjos escolheram, quando decidiram a não mais serem obedientes e humildes para com seu Pai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário