domingo, 28 de março de 2010

Até que a morte os separe? Ou para toda a eternidade?

Temos em nosso intimo o forte pensamento a respeito da separação das familias após a morte, talvez isso deva-se ao fato das tradições do povo ( por exemplo da famosa frase "até que a morte vos separe"), ou da má interpretação de algumas escrituras, como por exemplo a que diz o seguinte: "Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus. (Mc.12:25)" .
É de difícil compreensão acreditar que Deus nos chame de filhos, e não fazer assim uma forte alusão a uma familia celestial, ou ainda com mais veemência no caso de Jesus, onde Deus afirma o seguinte: " Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16) " , sendo realmente Jesus filho unigênito (Único) de Deus na carne, não dá a entender que então, é parte da familia de Deus? ou será que ao subir aos céus deixou de ser seu filho e passou a ser um "anjo"?
Em Marcos 12:25, o Senhor deixa claro que na ressurreição não serão dados em casamento, mesmo porque, os estudos judeus ensinam que a lei previa que um homem tomasse a viuva de seu irmão, para suscitar-lhe descendência, e que o único com real direito a essa descendência era o primeiro irmão a tê-la como esposa, pois foi o que realmente se casou com ela em vida, e que os outros jamais poderiam requerer esses direitos, pois simplesmente estavam por cumprir a lei,  não sendo seu real  marido!!! E deixo claro que o Senhor afirmou que o casamento não seria aceito na ressurreição, o que não quer dizer que ele não seria aceito antes disso, pois ele deveria ser feito em vida, valendo por toda a eternidade, ficando assim unica e exclusivamente dependente da retidão de ambos, para que esse convênio fosse valido para sempre!!! Assim sendo, como o próprio Senhor disse: "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? ( Mc.12:24) ", pois não haveria nenhum tipo de confusão a respeito de quem seria a esposa, sendo que o unico realmente casado com ela foi o primeiro, e por isso o único detentor do direito de ser considerado seu marido!!!
Outro fato que ajuda a entender melhor a respeito da existência de familias eternas, é o acontecido com Adão e Eva, "  Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. (Gen. 2:21-24) ", pois esse fato citado na escritura anterior, nos mostra que o Senhor deu Eva a Adão como esposa no Jardim do Éden, e que nessa época ainda não haviam partilhado da arvore do conhecimento do bem e do mal, e por esse motivo ainda eram seres imortais, sendo assim, digamos que se nunca houvessem comido desse fruto, não continuariam casados para sempre? E não seriam então uma familia eterna?
Algumas outras escrituras também fazem menção a familias eternas, como por exemplo: " Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, ( Ef.3:14-15) " ou ainda "   Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra.Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles.E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria.Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta.Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança?Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim. ( 2 Samuel 12: 15-23) " ,  mas creio que somente aqueles que buscarem com humildade, e sem nenhum tipo de preconceito, poderão entender o real sentido das escrituras, pois do contrário será como Cristo disse :  "  Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? ( Mc.12:24) " .



Um comentário: