segunda-feira, 1 de março de 2010

Porque Santificar o Domingo?


Lembra-te do dia de sábado (descanso), para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado (descanso) do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; Porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado (descanso) e o santificou. (Ex 20:8-11)


Temos sempre a idéia em mente de que ao se cumprir o velho testamento, todas as coisas foram completamente abolidas, mas será que foi realmente assim? Se pensarmos dessa forma então teremos que acreditar que realmente não há mais a necessidade de um homem deixar pai e mãe, e se unir a mulher para que a partir dai se tornem uma só carne, como foi decretado desde os dias de Adão, e assim sendo teremos que nos curvar ao mundo e aceitar que o novo pensamento esta correto, visto que a lei foi abolida com a expiação de Jesus Cristo, e assim sendo não há mais a necessidade de se cumprir esse mandamento, pois ele havia sido transmito antes de Cristo, e assim passou a ser desnecessário!!! E o fato de o Senhor ter dito a Adão que deveria ganhar o sustento com o suor de seu rosto (trabalho próprio), e de ter dito a Eva que daria com dor a luz a seus filhos (responsabilidades de mãe), será que depois de Jesus Cristo ja não é mais necessário?
Quando foi dito que "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. (Isa43:18), esse profeta não quis dizer que deveriamos deixar de acreditar nas palavras proferidas antes de sua época, ou coisas desse tipo, assim como quando Jesus disse ter cumprido a lei, não disse que tinhamos que abandonar os ensinamentos anteriores, mas sim renovar algumas coisas, como por exemplos as ordenanças, que na sua grande maioria passou a ser feita em nosso interior, quando antes eram feitas materialmente a vista de todos (e eram consideradas preparatória), como por exemplo a lei da justiça, que permitia que a realizassemos com nossas próprias mãos, e que agora devemos deixá-la nas mãos do Senhor, mas de maneira nenhuma ela deixará de ocorrer...
Assim também é com o dia do Senhor, Ele continua a exigir que doemos a Ele um dia em especial, não que todos os dias não sejam Dele, mas na grandiosidade de seu amor, Ele nos permitiu usar a maior parte de nossas semanas, para que possamos realizar nossas necessidades mateirais, e para isso aceita dividi-la conosco, mas não abre mão de que em um unico dia possamos dedicar nossa vida a Ele, e isso de maneira integral.
Algumas escrituras do novo testamento, atestam a alteração do dia do Senhor do Sabado para o Domingo, e a crença da religião SUD, diz ser essa mudança uma grande homenagem ao maior presente de todos oferecido por Deus (Jesus Cristo) ao homem, e esse presente como todo cristão sabe, é a expiação de nossos pecados,que ocorreu através da ressurreição de Jesus Cristo num domingo muito especial, e que nos permite livrar-nos da segunda morte, ou seja da morte espiritual, que é o afastamento de Nosso Deus.

Algumas das escrituras que atestam o fato da mudança do dia do Senhor do Sabado para o domingo são:


O Domingo no Novo Testamento - Importantes fatos no Novo Testamento testificam do Domingo:

1) Jesus ressuscitou dentre os mortos no primeiro dia da semana (Jo 20.1). Como a Igreja é "o Corpo Vivo de Cristo", isto é, a presença visível de Cristo aqui neste mundo, reunir-se no Domingo foi resultado da clara direção do Espírito Santo. Além do mais, era no Domingo que a Igreja celebrava a Ceia do Senhor - "o partir do pão". Era bem mais significativo celebrá-la neste dia, do que naquele em que Cristo esteve no túmulo. -
2) Jesus apareceu a dez de seus discípulos naquele primeiro dia da semana (Jo 20.19). -
3) Jesus esperou uma semana, e no outro primeiro dia da semana apareceu aos onze discípulos (Jo 20.26). -
4) A promessa da vinda do Espírito Santo cumpriu-se no primeiro dia da semana - no dia de Pentecostes, que pela lei caía no primeiro dia da semana (Levítico 23.16). -
5) No primeiro dia da semana foi pregado pelo apóstolo Pedro o primeiro sermão sobre a morte e ressurreição de Jesus (Atos 2.14). -
6) Nesse primeiro dia da semana os três mil conversos foram unidos à igreja pelo batismo (Atos 2.41).
7) Aqui o batismo cristão em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, foi administrado pela primeira vez (Atos 2.41). -
8) Em Trôade, Paulo pregou aos cristãos reunidos no primeiro dia da semana (Atos 20.6-7) Já por esse tempo, os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana, e dedicavam o sétimo dia para a evangelização dos judeus. Além disso, esta escritura deixa claro que os santos se reuniam no primeiro dia da semana para partir o pão , ou seja para participar dos sacramentos (santa ceia)
9) Paulo deixou claro ser importante guardar o domingo como dia do Senhor, também quando se guardou de viajar nesse dia, e prolongando seu discurso, esperou com que o dia acabasse para que assim pudesse continuar sua peregrinação, sem que para isso tivesse que faze-lo no primeiro dia da semana, ou dia santificado. (Atos 20:11)
10) Paulo instruiu os cristãos em Corinto a fazer contribuições no primeiro dia da semana (1 Co 16.2). -
11) No primeiro dia da semana Cristo veio ao apóstolo João na Ilha de Patmos (Ap 1.10).


Será que são todas coincidências? Será que alem de serem coincidências também foram citadas claramente simplesmente pelo acaso?

Um comentário:

  1. Uma coisa sei, quase todos os não católicos estão de comum acordo com Roma sobre este assunto, bem como a crença oculta da vida pós morte.
    Em breve veremos um grande movimento, organizado, comum a quase todos os cristãos sobre a obrigatoriedade do domingo. Vimos isto no passado recente. As várias tentativas de institucionalizar este dia retornará com mais força. Quem sabe pelas mãos de Mit Romney.

    ResponderExcluir